Templates by BIGtheme NET

Uma comida suíça que ganhou o mundo

Nosso inverno se caracteriza por mudanças bruscas de temperatura. Para os dias em que ela está mais baixa, não faltam receitas de pratos e bebidas quentes para que possamos nos aquecer. Uma das opções conhecidas para esta época do ano é juntar os amigos em uma noite qualquer para saborear um fondue, aquela comida com bastante charme por vir sobre uma espécie de lamparina, o rechaud (espécie de fogareiro de metal, em prata ou inox, usado para manter a comida quente), de onde as pessoas se servem diretamente.

Inverno chegando, conheça mais sobre o prato de origem suíça que começou de forma rústica e se tornou um prato refinado

Inverno chegando, conheça mais sobre o prato de origem suíça que começou de forma rústica e se tornou um prato refinado

O Boemius fez uma pesquisa minuciosa sobre a história do fondue que tem sua origem há alguns séculos na Suíça. Depois de uma super produção de queijos na região dos Alpes, os povos que lá habitavam se viram na necessidade de estocar o excesso durante os períodos mais frios. Surgiu, então, a ideia de derreter o que estava sobrando e, para conservar, adicionar bebida alcoólica, que tanto poderia ser vinho ou aguardente – no caso, o kirsch (uma bebida resultante da destilação de suco fermentado de uma cereja negra, típica da Alemanha) – proporcionando estocá-los em blocos por longos períodos, pois seria necessário apenas derretê-los de novo para o consumo. Vem daí o nome fondue, que significa ‘fundida’, ou ‘derretida’, na língua francesa.

Situação semelhante a da origem ocorreu durante a II Guerra, quando os camponeses das regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos na cidade e se viram obrigados a aproveitar as sobras de queijo. Mas a fondue só ganhou fama na década de 50, graças ao chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisseem Nova York, que passou a preparar novos sabores do prato, inclusive o fondue de chocolate.

Hoje conhecemos fondues de carne, frango, peixe, camarão, além de outros sabores doces. E o que começou de forma rústica devido à necessidade se tornou um prato refinado pelo alto preço de alguns ingredientes.

No Brasil, o fondue se tornou comida típica de muitas cidades serranas voltadas para o turismo de inverno. Cidades no sul e sudeste do país por exemplo, que tem clima ameno nessa época do ano, Campos do Jordão (SP), que é considerada a Suíça brasileira, onde realizam anualmente seu festival de fondues e outras cidades do interior, que adaptaram a receita, tornando favorável ao clima de cada região.

Deixar um Comentário:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful